• Carregando...
Janja e a comitiva do governo foram recebidos pela vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez.
Janja e a comitiva do governo foram recebidos pela vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez.| Foto: Cláudio Kbene/PR.

A primeira-dama Janja Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (17) com a vice-presidente e ministra da Igualdade e Equidade da Colômbia, Francia Márquez, para discutir a política pública de cuidados. A iniciativa é destinada a pessoas que precisam de cuidados e cuidadores, principalmente a mulheres que cumprem essa função. A primeira-dama colombiana Verónica Alcocer também participou do encontro.

“A política de cuidados na Colômbia tem sido inspiração para a brasileira que está sendo desenvolvida por diversos ministérios. Redistribuir o trabalho de cuidado, tirando o peso das mulheres é essencial”, disse a primeira-dama em postagem no X.

“A conversa também passou pelas iniciativas ambientais, de combate ao racismo e as desigualdades de gênero e raciais dos dois governos e como podemos ampliar e enriquecer o diálogo, a cooperação e parceria entre Brasil e Colômbia”, acrescentou.

A reunião ocorreu na Casa de Nariño, residência oficial da Presidência da Colômbia. Enquanto Janja participava da reunião com Francia Márquez, o presidente Lula cumpria agenda ao lado do presidente colombiano, Gustavo Petro.

Acompanharam a primeira-dama brasileira no encontro as ministras Cida Gonçalves (Mulheres) e Marina Silva (Meio Ambiente), e os ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social). "Compartilhamos experiências e desafios na construção e implementação da nossa política de cuidados", destacou Janja.

No início deste mês, Laís Abramo, que ocupa a Secretaria Nacional de Cuidados e Família, criada em 2023, anunciou anunciou que o Brasil está elaborando uma proposta de Política Nacional de Cuidados e um Plano Nacional de Cuidados, previstos para serem entregues em maio.

Segundo o governo, a proposta, desenvolvida em conjunto com outros ministérios, "pretende garantir o direito ao cuidado para todas as pessoas que necessitam, reconhecendo e enfrentando as desigualdades estruturais da sociedade brasileira, incluindo gênero, classe, raça, etnia, deficiência e idade". Além disso, a medida "busca promover uma cultura de corresponsabilidade entre homens e mulheres na família, comunidade, mercado e empresas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]